CAJu: conheça suas propriedades e saiba como aproveitá-lo melhor

Tanto o fruto (castanha) quanto a parte carnuda do caju são deliciosas fontes de energia que reforçam o sistema imunológico e ainda previnem doenças.

VICE-CAMPEÃO

Tem mais vitamina C do que a laranja: “Cada 100 g (uma unidade) tem 219 mg da vitamina. Só perde para a acerola, que na mesma medida tem 941 mg”, diz a nutricionista Priscila Teles, da rede Mundo Verde.

CONTRA – INDICAÇÃO

Segundo nutricionistas, algumas pessoas podem ter alergia, principalmente à castanha, apesar de ela ser menos alergénica do que as outras oleaginosas. Nesse caso, evite-as.

DE OLHO NA DIETA

“O fruto e a castanha podem ser indicados para quem quer perder peso”, diz. Um caju grande tem cerca de 43 calorias. Já com a castanha é preciso ter certo cuidado: “Cada 30 g soma pouco mais de 150 calorias”, afirma Priscila.

COMBO DE SAÚDE

Também chamada de pseudo – fruto, a parte carnuda possui potássio (efeito anti-hipertensivo), ferro (ligado ao transporte de oxigénio no sangue) e vitamina A (reforça o sistema imunológico).

NO CARDÁPIO

Recomenda-se consumir 3 porções de frutas diariamente. “Diante da riqueza de nutrientes do caju, pode-se indicar a ingestão de um entre essas porções”, afirma Priscila. De castanha de caju, vale um punhado (30 g) ao dia.

ANTIOXIDANTES

Flavonóides e carotenóides estão presentes no pseudo – fruto, combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e a ajudar na prevenção do cancro e doenças cardiovasculares.

A CASTANHA DE CAJU!

A castanha é o verdadeiro fruto do caju. Ela é rica em gorduras mono e poli-insaturadas. “São gorduras boas que auxiliam no controlo do colesterol”, explica Priscila.

Além disso, a castanha é fonte de ferro, potássio, magnésio, fósforo, zinco e vitamina E. Enquanto os dois últimos têm acção anti – oxidante, o magnésio participa de várias funções do organismo.

Inclusive, ajuda no controlo dos níveis de glicose no sangue. “O fósforo está envolvido no metabolismo de geração de energia no corpo”, completa.

Opening hours

Endereço

×